Qual é o perfil de auditor requisitado no mercado de trabalho?

April 2, 2018

A área de auditoria em saúde é bem abrangente e é importante conhecer as áreas de trabalho dentro dela e o seu perfil de auditor para poder focar na área que tem mais chance de ingressar.

 

Os profissionais mais requisitados hoje são médicos e enfermeiros, sendo que também podem atuar, outros profissionais da área da saúde, porém na área de qualidade. Atualmente os enfermeiros estão tendo mais oportunidades.

 

Observando as vagas disponíveis e quando me solicitam indicações posso dizer que tem 3 áreas em maior destaque:

 

 

1) Auditoria hospitalar ou em operadoras de saúde;

2) Auditoria para liberação de OPME;

3) Auditoria em corretoras ou operadoras para análise em banco de dados; 

 

Na primeira percebo duas situações: - recrutadores selecionando  enfermeiros com mais experiência assistencial que em auditoria, em contrapartida outros solicitando mais experiência em auditoria. Em ambas as situações, quem conhecer regras de tabelas hospitalares, saber usar simpro, brasíndice, entender de regulação em saúde e ter a pós se destacarão. Mas veja bem, na minha opinião, ter experiência assistencial e em auditoria são fundamentais e estes são os profissionais hoje diferenciados no mercado, mas infelizmente nem todas as empresas querem pagar um salário apropriado para este profissional mais sênior. Muitos líderes acreditam que dá pra treinar enfermeiros recém-formados para atuar como auditores ou enfermeiros com muito tempo de experiência assistencial. Tenho observado acompanhando estes dois perfis de profissionais no estágio prático, que para ser auditor é preciso ter um algo a mais e que em algumas situações não se consiga “formar” este tipo de auditor. 

 

Na segunda área, os recrutadores tem preferido enfermeiros com experiência assistencial em Centro Cirúrgico e se tiver a pós em auditoria terá ainda mais chances. Então se você é enfermeiro e quer entrar na área de OPME, o principal será adquirir experiência como enfermeiro assistencial em CC e para aqueles que já tem esta experiência, já tem a pós, recomendo fazer cursos específicos na área de OPME para se destacar, mesmo porque quando entrar na área eles serão fundamentais.

 

Na terceira área talvez a mais nova e a mais requisitada hoje, os recrutadores buscam enfermeiros com experiência em prevenção e promoção da saúde, e ter experiência com auditoria em contas hospitalares será um diferencial. Cada vez mais se buscam profissionais que possam analisar um banco de dados de custos de pacientes e que possam identificar abusos, fraudes e outras não conformidades. A grande questão é que analisar um banco de dados e achar isso não é nada fácil. O auditor vai analisar sem prontuário, precisa entender de cadastro de materiais e medicamentos, conhecer diversos tipos de tabelas hospitalares, conhecer indicação e desfecho de tratamento e isso na minha opinião só com muita experiência como auditor e mesmo assim não é todo auditor que consegue “ ver além” . Por isso, para este perfil de profissional digo que hoje é uma raridade encontrar no mercado, mas que será a tendência porque cada vez mais vamos analisar dados e ajudar a criar inteligências por trás, para identificar estes abusos e fraudes.

 

 

 

Estamos evoluindo para uma auditoria em que as formas de remunerar pedem mudanças, novas tecnologias estão sendo incorporadas para ajudar nas nossas tarefas (automatização, uso de análises preditivas, inteligência artificial, relatórios de BI)

 

O auditor do futuro precisará : 

  • entender muito de indicação e desfecho de tratamento

  • entender muito sobre cadastro (conhecer os tipos de materiais por exemplo permite criar regras nos sistemas para identificar fraudes e abusos, o grande problema é que precisa conhecer as nomenclaturas das tabelas que são inúmeras ) 

  • entender sobre TUSS ( é a terminologia que está padronizando todas as nomenclaturas e é um  caminho sem volta)

  • entender sobre bigdata e análise preditiva (assim conseguirá colocar inteligência nos sistemas) porque o resto todo será automatizado.

 

O auditor precisa estar em constante aprendizado e pensem que todas as nossas tarefas poderão ser automatizadas. Esta forma de auditoria atual sofrerá muitas mudanças, muitos ficarão fora do mercado de trabalho devido a estas novas tecnologias. Então comece a pensar além, para se tornar um profissional diferenciado e não ser substituído por máquinas. A auditoria vai continuar existindo, mas não mais desta forma que conhecemos.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

FALE

CONOSCO

Ou ligue de segunda a sexta das 9h às 17h:  11 94481-4783 

                                                                                         

               

 

                                             

                                                            

                                           

 

  • Instagram
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon