Como escolher uma pós-graduação de Auditoria em Saúde

January 18, 2018

Muitos alunos tem me perguntado qual pós-graduação de Auditoria em Saúde escolher, já que hoje é requisito mínimo para atuar na área.

 

Concordo com alguns especialistas quando dizem que devemos fazer uma pós somente quando estivermos atuando na área e comigo não foi diferente, depois de 8 anos como enfermeira auditora resolvi fazer a minha pós de Auditoria em Enfermagem porque passou a ser exigência das empresas e fiz somente para obter o título. A minha primeira pós foi de Administração Hospitalar depois de 2 anos de formada. 

 

Confesso que não concordo muito, de recém-formados já sairem cursando uma pós. São tantas áreas possíveis de atuação e é arriscado escolher uma sem nunca ter vivenciado um pouco a prática da área. Não podemos esquecer que cursar uma pós é um grande investimento de tempo e dinheiro. Por outro lado, concordo em fazer quando não estivermos atuando, mas que será um complemento e necessidade da formação. Por exemplo, eu mesmo tendo Mestrado em Informática em Saúde hoje quero me "especializar" em Big Data e Inteligência Artificial para poder aplicar na minha área de conhecimento maior, a auditoria , mas como não tem cursos específicos nestes assuntos para área da saúde achei uma pós que possivelmente atenderá este meu objetivo e estou avaliando se farei mesmo.

 

Acredito que a melhor pós-graduação é aquela que possa atender melhor os objetivos que queremos alcançar, levando em consideração também o recurso financeiro que podemos investir.

 

Atualmente o investimento para uma pós em Auditoria em Saúde está entre os valores mensais que vai de R$ 200 a R$ 1200

 

Prefiro não classificar qual é a melhor e sim dou a seguinte dica:

Avalie o conteúdo programático e as disciplinas. É isso que tem diferenciado uma pós da outra. E para isso é importante saber primeiro a área de atuação dentro da auditoria que deseja aprimorar os conhecimentos e procurar no conteúdo da pós se irá oferecer isto. Por exemplo, vamos dizer que eu queira atuar com auditoria do SUS, se a pós que eu escolher não tiver esse conteúdo de nada adiantará ter apenas um título. Outro exemplo: noto escolhas "erradas" no tipo da pós para atuar em auditoria de qualidade. Hoje já temos pós mais direcionadas para isso, mas que não tem em seu título “Auditoria" como por exemplo “ pós -graduação em Gestão da Qualidade em Saúde”. Percebe agora a importância de conhecer um pouco a área para conseguir "enxergar" estes pequenos detalhes? 

 

Alguns exemplos de títulos diversificados para pós em Auditoria em Saúde no mercado :

 

Auditoria em Saúde

Auditoria em Enfermagem

Auditoria em Serviços de Enfermagem

Auditoria de Sistemas de Saúde

Auditoria em Sistemas de Saúde

Auditoria dos Serviços de Saúde

Auditoria em Serviços de Saúde

Auditoria e Gestão em Serviços de Saúde

Auditoria da Gestão dos Sistemas de Saúde

Auditoria em Sistemas de Saúde e Gestão da Saúde

Auditoria e Gestão em saúde 

Auditoria para Hospitais, Serviços, Sistemas e Planos de Saúde

Auditoria e Gestão da Qualidade aos Serviços de Saúde

Gestão da Qualidade em Saúde 

 

MBA em Gestão , Auditoria e Qualidade em Saúde

MBA em Gestão, Auditoria e Acreditação nos Serviços de Saúde

MBA  Auditoria em Serviço de Saúde

MBA em Gestão e Auditoria em Sistemas da Saúde

MBA em Auditoria em Saúde e Gestão da Qualidade

 

 

 

 

As pós-graduações de Auditoria em Saúde a maioria são multidisciplinares e algumas específicas para enfermeiros. Na hora de escolher veja qual conteúdo atende seus objetivos de aprendizagem. Para os demais profissionais que desejam ingressar na área vejam se ter o título vai permitir você atuar na área ou se será apenas para conhecimento. Porque vejo por exemplo, um profissional biomédico querendo atuar em auditoria de contas, o que não será possível. Por isso é importante conhecer onde você pode atuar na auditoria para não se frustar depois de concluir esta pós tão específica. Muitos terão o título, mas poucos se tornarão efetivamente auditores. 

 

Importante falar sobre os vários tipos de especializações porque também percebo algumas pessoas fazendo por exemplo, MBA porque acham que é um título que pesa mais ou um mestrado se comparado a outras especializações.

 

Todos são pós-graduações, o que muda são os objetivos na formação:

O MBA (Master Business Administration) é uma especialização focada em negócios e mercado. É indicado para gestores e líderes ou se você quer se tornar um. 

Pós-graduação lato sensu também é uma especialização mais focada na área de atuação que você queira se aprofundar. 

Pós-graduação stricto sensu que são os mestrados, doutorados e pós-doutorados estão focados na formação de pesquisadores e professores universitários.

 

Não faça mestrado, doutorado ou MBA simplesmente por achar que isso será um grande peso no seu currículo. Foque no que realmente você quer ser e atuar.

 

Ter muitos títulos também é ruim, dependendo da vaga nem te selecionam porque você é  “overqualified"  (super qualificado), já passei por isso também, então tenham atenção quanto a isso. 

Ter título é importante para o currículo, mas se você ficar “jogando para tudo que é lado”, várias pós de diferentes áreas de atuações, ou que não tenham relação com que quer atuar será muito ruim, qualquer recrutador vai perceber que você está um pouco “perdido”.

 

O mais importante é saber onde você quer chegar, se você não souber a resposta, já falo pra ti parar e pensar antes de escolher qualquer  uma.

 

Para quem deseja fazer mestrado específico na área de Auditoria em Saúde já aviso que não tem. Você precisará escolher uma que vá de encontro com seu objetivo. Por exemplo eu escolhi Gestão e Informática em Saúde porque queria associar a área de Informática em Saúde com a Auditoria, então desenvolvi um aplicativo para ajudar os auditores "oncoaudit". Então escolha primeiro o assunto que quer desenvolver (pré-projeto) e depois vá atrás da instituição e dos orientadores que possam oferecer isso.

 

Além do conteúdo dos programas ser de extrema importância na decisão da escolha da pós, verifique também se a instituição  é credenciada no MEC.

Veja a seguir quais são as exigências: 

 

“ Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais oferecidos por instituições de ensino superior, independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007,  desde que oferecidos por instituições credenciadas.

Os cursos de pós-graduação lato sensu a distância podem ser ofertados por instituições de educação superior, desde que possuam credenciamento para educação a distância.”  1

 

 

Pode ser que para alguns recrutadores, a instituição que você fez ou se foi presencial ou EAD fará a diferença, mas lembre-se que será o conteúdo quem vai te "preparar" para o mercado, e também bons professores, então isto sim deve ser o primeiro requisito para escolha da sua pós.

 

E falando sobre professores, enxergo também um problema relacionado as inúmeras reclamações das pós oferecidas: é quanto a escolha dos professores. Muitos são competentes, tem títulos, mas não tem a experiência prática da auditoria ou não conseguem "mostrar" todo o processo e é isso hoje que está fazendo a grande diferença. Os alunos não querem mais conteúdo teórico, isso achamos em livros, artigos, cursos,  eles querem passar pela experiência prática e na auditoria isso é primordial.

 

Espero que este artigo tenha te ajudado a orientar na escolha da sua pós. Pense no que realmente você almeja para sua carreira profissional e boa sorte na sua escolha! 

 

 

Referência:

1 - Lato-Sensu - Saiba Mais. Disponível em http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

FALE

CONOSCO

Ou ligue de segunda a sexta das 9h às 17h:  11 94481-4783 

                                                                                         

               

 

                                             

                                                            

                                           

 

  • Instagram
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon