Saiba como se preparar para ingressar no mercado de trabalho da Auditoria em Enfermagem

February 3, 2017

Desde que a Auditoria em Enfermagem tornou-se especialidade em 2001, por meio da resolução COFEN 266, muitos enfermeiros assistenciais e recém-formados almejam entrar no mercado de trabalho da auditoria.

 

 

A Auditoria em Enfermagem nos cursos de graduação em muitas universidades é ministrado na disciplina de administração ou gestão, sempre com baixa carga horária, de modo que o aluno tem uma visão pouco aprofundada da área. Na minha percepção, deveria ser uma disciplina como as outras especialidades que são ministradas, inclusive deveria exigir estágios também. Como a realidade não é esta, esse aluno vai em busca de uma pós-graduação em auditoria em saúde ou em enfermagem para se aprofundar, ou acaba indo para a área assistencial e assim depois ele migra para a área de auditoria.

 

Atualmente, as vagas para enfermeiro auditor exigem, no mínimo, a pós-graduação em Auditoria em Saúde ou Enfermagem e experiência assistencial. Aqueles que já tiveram atuação na área de centro cirúrgico acabam se destacando mais, por conta do conhecimento em procedimentos cirúrgicos e de OPMEs. Além de tudo isso, outras vagas exigem também a experiência em auditoria em enfermagem.

 

Ao longo dos anos, a seleção tem mudado, como ter ou não experiência em auditoria, ser recém-formado ou ter experiência assistencial, porém a exigência da pós-graduação se mantém. Mas é importante lembrar que, independente do que as vagas exigem, a experiência assistencial é fundamental para entender o processo de cobrança e tudo o que é anotado no prontuário do paciente. Então, se você está interessado na área, vão aí 6 dicas para você se preparar melhor para esse mercado:

 

  1. Antes de partir para área, converse com um ou mais profissionais auditores para entender como são as atividades diárias e carga de trabalho, bem como a subárea que gostaria de ingressar: auditoria em contas hospitalares; auditoria em home care; auditoria em qualidade; auditoria de liberação (OPME e procedimentos); auditoria do SUS; entre outras. Dessa forma, ficará mais fácil para traçar sua trajetória profissional e objetivos.                                                                

  2. Tenha experiência assistencial de pelo menos 6 meses, se puder optar pelas áreas de Centro cirúrgico, UTI, oncologia, pediatria ou neo, isso será um diferencial.                 

  3. Faça uma pós-graduação em Auditoria em Enfermagem ou em Saúde, mas tenha cuidado com a escolha do curso. Prefira cursos que tenham na sua grade disciplinas mais específicas. E lembre-se: nenhuma pós-graduação irá suprir todo o conhecimento da área. É fundamental você correr atrás do que falta.                                                             

  4. Sempre buscar conhecimento por meio de publicações, livros e, principalmente, cursos voltados para área. Dê preferência para cursos presenciais e com atividades práticas.                                                                                        

  5. Se tem interesse em áreas específicas da auditoria, por exemplo, de OPME faça cursos específicos e busque, se possível, a experiência assistencial nessa área, mesmo que durante um período, para que possa conseguir ingressar mais fácil no mercado de trabalho. Lembre-se: antes de entrar em uma área específica, aprimore-se ao máximo para que se tenha menos dificuldades e consiga se destacar.                                                                                  

  6. Quando for escolher um minicurso, dê prioridade para aquele assunto em que deseja conhecer ou se aprimorar, mas lembre-se que, independente da área de atuação que desejar ou estiver na Auditoria em Enfermagem, a mesma requer conhecimento nas diversas especialidades. Então, não deixe de se atualizar nas outras. Quanto maior sua gama de conhecimento, mais preparado você estará.

 

Espero que tenha gostado das dicas. Boa sorte! 

 

 

A LRMG realidade em auditoria está com vagas abertas para cursos voltados para a área de Auditoria em Enfermagem. Conheça como é a prática nessa área!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

FALE

CONOSCO

Ou ligue de segunda a sexta das 9h às 17h:  11 94481-4783 

                                                                                         

               

 

                                             

                                                            

                                           

 

  • Instagram
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon