top of page

A abordagem da Auditoria nos cursos de graduação em Enfermagem

Muitas Faculdades e Universidades de graduação em enfermagem abordam o tema sobre Auditoria na disciplina de administração, reservando, normalmente, uma única aula para abordar o tema. Infelizmente, é pouco tempo para entender como funciona a prática da auditoria em enfermagem.



O aluno então conclui a graduação e já inicia uma pós-graduação em auditoria em enfermagem ou auditoria em saúde muitas vezes sem ter passado pela experiência da prática assistencial, fator muito importante para ingressar na área de auditoria.

Como professora de pós-graduação, escuto muitos alunos dizerem que o interesse pela área de auditoria acontece porque eles sabem que o auditor não trabalha aos fins de semana, que o salário é alto, se comparado a área assistencial, e que há uma preferência maior pela área administrativa.


É preciso uma melhor abordagem do tema Auditoria nos cursos de graduação em enfermagem para que o aluno tenha uma visão abrangente e entenda a importância de se primeiro atuar na área assistencial para depois escolher a auditoria como especialidade.

Assim, diante desta problemática, a LRMG decidiu desenvolver o curso Auditoria em enfermagem nas contas hospitalares, também voltado para o aluno de graduação para que ele possa entender melhor como funciona a auditoria em enfermagem, aprofundando o tema e demonstrando na prática o funcionamento dessa área.

Quanto mais o auditor entender dos processos assistenciais, melhor ele contribuirá para a sua atuação, porque irá cobrar adequadamente nas pré-análises de contas hospitalares e quando negociar terá maior embasamento técnico.

bottom of page